top of page

O exercício que você faz hoje beneficia sua saúde até 23 anos depois!


Essa foto é de 2018, tinha acabado de comprar uma bicicleta e como todo mundo que se empolga com uma nova compra, passei seis meses pedalando 3 a 4 vezes por semana até que o fim do mestrado foi se aproximando, com ele a loucura da dissertação, e o fim da era ciclista hahaha.


Mas será que depois desse tempo todo sem pedalar ainda sobrou no meu organismo alguma marca desse exercício? Algum benefício a minha saúde fruto desses seis meses de empolgação e empenho?


Um grupo americano testou isso e publicou no ano passado. Eles recrutaram 104 sujeitos que DEZ ANOS ANTES haviam participado de um outro estudo com 8 meses duração de exercício de diferentes intensidades, para verificar se eles ainda apresentavam algum resultado, compararam também com os sujeitos que nessa pesquisa anterior eram do grupo controle (ou seja, um grupo que passa pelas análises mas não faz a intervenção de treinamento, se mantém sedentário para que as comparações possam ser realizadas).



E se eu disser pra vocês que não só o exercício de DEZ ANOS ATRÁS fez muita diferença, como também, a intensidade do exercício que eles haviam feito?


Na avaliação DEZ ANOS APÓS a prática, o grupo que não fez exercício (grupo controle) e o grupo que fazia o exercício de leve intensidade, tiveram uma redução de 10,5% na sua capacidade aeróbia (medida no artigo pelo VO² Pico), já os dois grupos que treinaram com intensidade ALTA tiveram uma redução de apenas 4,7% nessa capacidade. Além disso, os três grupos que fizeram exercício, INDEPENDENTE DA INTENSIDADE, obtiveram MENOR aumento na cintura, MENOR média de pressão arterial e menor aumento das taxas de insulina em jejum.


Ou seja, provavelmente eu ainda carrego benefícios dessa era ciclista, tem estudos que mostram redução da mortalidade até 23 ANOS depois da prática de exercício! Isso significa que você pode relaxar porque o exercício que você fez 5 anos atrás já fez seu trabalho? NÃO! Isso significa que o exercício é um REMÉDIO TÃO EFICAZ que seus benefícios são pra vida inteira, mesmo quando ele é interrompido, nenhum dia de exercício é em vão ou desperdiçado! Agora imagina a mágica que esse remédio pode trazer pra sua vida se você o fizer SEMPRE? -> ficou curioso? Aqui está uma imagem dos resultados desse artigo e sua referência




#exerciciofisico#qualidadedevida#saude#cienciadoesporte#movimentese

22 visualizações0 comentário
bottom of page